
PROVA DE CARGA ESTÁTICA (PCE)
Conforme a NBR 6122/2006, os elementos de fundação utilizados numa obra devem transmitir o carregamento da superestrutura ao solo de maneira segura e adequada. Como saber as fundações estão adequadamente executadas e bem dimensionadas? Para responder essa questão torna-se fundamental a execução de, no mínimo, uma Prova de Carga Estática (PCE).
Método criado para obter o real comportamento de uma estaca quando submetida a um carregamento axial, a Prova de Carga Estática (PCE) é a ferramenta que melhor retrata o desempenho de uma fundação. Regida pelas normas NBR 6122/2010 e 12131/2006, sua execução é obrigatória e, se conduzida antes do início dos serviços de estaqueamento, permite a redução do FS adotado no projeto de fundações para 1,6. As informações referentes a desempenho (capacidade de carga e deslocamento associado) permitem a otimização de projeto, fornecendo dados ao projetista das fundações para análises mais realistas, precisas e seguras.
A utilização de modernos equipamentos como strain gages, células de carga e sistemas de aquisição de dados permitem a obtenção, em tempo real, do comportamento da estaca durante a execução do ensaio. A inserção de sensores ao longo do fuste da estaca, em diferentes profundidades, oportuniza a obtenção da envoltória do atrito lateral, em função dos diferentes níveis de carregamento aplicados, permitindo avaliar de maneira segura reduções de comprimento e alterações de seções transversais adotadas.
![]() Prova de Carga Estática - Equipamentos utilizados. | ![]() Prova de carga estática em estaca tipo raiz - Complexo Eólico Delfina (BA) - SETA ENGENHARIA | ![]() Prova de carga estática em estaca raiz - Complexo Eólico Delfina (BA) - SETA Engenharia |
---|---|---|
![]() Prova de carga estática em estaca hélice contínua monitorada - PORTONOVO ENGENHARIA |